segunda-feira, 17 de setembro de 2012

LEITURA E ESCRITA


                                                      Cultive o hábito de leitura
Leitura e escrita são processos relacionados. Ninguém escreve sobre o que não conhece, ainda que domine as técnicas de escrever  bem. O inverso também é verdadeiro: por mais que alguém conhece  um determinado assunto, terá dificuldade em se expressar se não dominar alguns princípios básicos de redação.
Ao ler, você adquire, atualiza e aprofunda conhecimentos;  entra em contato com as ideias de outros autores, desenvolve o espírito crítico, cultiva o respeito por pontos de vista diferentes, apropria-se de outros estilos de escrita.
Quando você lê para obter conhecimento, e não apenas por entretenimento, passa não só a ser bem-informado em vários assuntos como a ter maior especialização na sua área profissional.
Cultive o hábito de ler jornais, revistas em geral, revistas específicas da sua profissão, os bons autores nacionais e estrangeiros, as matérias disponíveis na internet. Mas não lei simplesmente. Para melhor assimilação do conteúdo, você pode recorrer a algumas estratégias.
Após ler, pare alguns instantes e pense:
Quais são os objetivos do autor?
Quais suas informações mais importantes?
Que informação nova está transmitindo?
Tem algum ponto de vista especial?
Induz o leitor a tomar algum posicionamento?
É possível aplicar o que propõe?

A mesma influência que a leitura exerce sobre o conteúdo pode ser estendida à forma de escrever. Veja como o autor escreve, como desenvolve o assunto, como conclui seu texto, sempre atento para o modo como constrói as frases. Mas lembre-se: se muitas vezes a apreensão do conteúdo se faz naturalmente, a assimilação da forma exige cuidado maior.
Professora: Edna M. Barian Perrotti-  Superdicas para escrever bem- Editora saraiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário