terça-feira, 18 de setembro de 2012

Denotação - Conotação


As palavras não apresentam um sentido único. Dependendo da forma como são utilizadas ou da situação em que são empregadas, porem assumir sentidos diferentes. No texto literário, por exemplo, as palavras normalmente extrapolam seu sentido comum e podem até mesmo surpreender.

DENOTAÇÃO
CONOTAÇÃO 

PALAVRA COM SIGNIFICAÇÃO RESTRITA

PALAVRA COM SIGNIFICAÇÃO AMPLA, CRIADA PELO CONTEXTO

PALAVRA COM O SENTIDO COMUM, AQUELE ENCONTRADO NO DICIONÁRIO

PALAVRA  COM SENTIDOS QUE CARREGAM VALORES SOCIAIS, AFETIVOS, IDEOLÓGICOS, ETC.

PALAVRA UTILIZADA DE MODO OBJETIVO

PALAVRA UTILIZADA DE MODO CRIATIVO, ARTÍSTICO

LINGUAGEM EXATA E PRECISA

LINGUAGEM EXPRESSIVA, RICA EM SENTIDOS



1)      Compare estas frases:
O trem de ferro atravessou a rua, enquanto os carros esperavam.
(o trem de ferro) “atravessou a noite, a madrugada, o dia”
(O trem de ferro) “atravessou minha vida, virou só sentido”


A)     Em qual  o verbo atravessar foi empregado com sentido comum, encontrado no dicionário, que é “transpor, passar para o outro lado”? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)      Em qual delas esse verbo ganha um sentindo figurado, completamente diferente do sentido comum do dicionário?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
C)      Qual o sentido figurado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)      No 2.  Verso, a palavra mas introduz uma ideia de oposição em relação a outra ideia anteriormente expressa. Quais são as ideias que estão em oposição?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)      O poema inicialmente parece querer conceituar o que seja um trem de ferro. No entanto, pelo título se nota a intenção de conceituar a própria poesia.
a)      Dos dois sentidos que trem de ferro apresenta no poema, qual deles se aproxima do conceito de poesia para a autora?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      Levante hipóteses: qual deve ser, então, o conceito de poesia para a autora?
_________________________________________________________________________________________________________________________________




R:  1. A) Na primeira frase.
      1. B) Na última.
      1. C) O trem de ferro torna-se uma lembrança ou uma emoção permanente na memória do eu lírico (a poesia que fala), que a chama de sentimento.  O verbo atravessar , no contexto, tem o sentido de acompanhar.

R: 2. A oposição está entre a característica mecânica do trem de ferro e suas características sentimentais. Líricas.

R: 3. A) O segundo, isto é, o de trem de ferro como lembrança como sentimento.
R: 3. B) A poesia é a capacidade de atribuir novos sentidos (figurativos, emotivos, líricos) às coisas simples e comuns da vida. Como o trem de ferro.Resposta pessoal




 Fonte: William Roberto Cereja,  Thereza Cochar Magalhães- Literatura Brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário