As palavras não apresentam um sentido único. Dependendo da
forma como são utilizadas ou da situação em que são empregadas, porem assumir
sentidos diferentes. No texto literário, por exemplo, as palavras normalmente
extrapolam seu sentido comum e podem até mesmo surpreender.
DENOTAÇÃO
|
CONOTAÇÃO
|
PALAVRA
COM SIGNIFICAÇÃO RESTRITA
|
PALAVRA COM
SIGNIFICAÇÃO AMPLA, CRIADA PELO CONTEXTO
|
PALAVRA
COM O SENTIDO COMUM, AQUELE ENCONTRADO NO DICIONÁRIO
|
PALAVRA COM SENTIDOS QUE CARREGAM VALORES SOCIAIS,
AFETIVOS, IDEOLÓGICOS, ETC.
|
PALAVRA
UTILIZADA DE MODO OBJETIVO
|
PALAVRA UTILIZADA DE
MODO CRIATIVO, ARTÍSTICO
|
LINGUAGEM
EXATA E PRECISA
|
LINGUAGEM
EXPRESSIVA, RICA EM SENTIDOS
|
1)
Compare estas frases:
O trem de
ferro atravessou a rua, enquanto os carros esperavam.
(o trem de
ferro) “atravessou a noite, a madrugada, o dia”
(O trem de
ferro) “atravessou minha vida, virou só sentido”
|
A)
Em qual o
verbo atravessar foi empregado com sentido comum, encontrado no
dicionário, que é “transpor, passar para o outro lado”?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)
Em qual delas esse verbo ganha um sentindo
figurado, completamente diferente do sentido comum do dicionário?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
C)
Qual o sentido figurado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
No 2. Verso,
a palavra mas introduz uma ideia de oposição em relação a outra ideia
anteriormente expressa. Quais são as ideias que estão em oposição?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
O poema inicialmente parece querer conceituar o
que seja um trem de ferro. No entanto, pelo título se nota a intenção de
conceituar a própria poesia.
a)
Dos dois sentidos que trem de ferro apresenta
no poema, qual deles se aproxima do conceito de poesia para a autora?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Levante hipóteses: qual deve ser, então, o
conceito de poesia para a autora?
_________________________________________________________________________________________________________________________________
R: 1. A) Na primeira frase.
1. B) Na última.
1. C) O trem de ferro torna-se uma
lembrança ou uma emoção permanente na memória do eu lírico (a poesia que
fala), que a chama de sentimento. O
verbo atravessar , no contexto, tem o sentido de acompanhar.
|
R: 2. A oposição está entre a característica
mecânica do trem de ferro e suas características sentimentais. Líricas.
|
R: 3. A) O segundo, isto é, o de
trem de ferro como lembrança como sentimento.
R: 3. B) A poesia é a capacidade
de atribuir novos sentidos (figurativos, emotivos, líricos) às coisas simples
e comuns da vida. Como o trem de ferro.Resposta pessoal
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário